Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Vegetarianismo


Bom dia, pessoas! A Páscoa foi ótima, na sexta visitei minha vó em sua casa nova, sábado trabalhei um pouquinho e fui assistir "Chico Xavier" com alguns amigos, e domingo passei com a família da Mari, e jogamos A Era do Gelo 3 (hehe).

Há duas semanas tomei uma NOVA resolução: quero tornar-me vegetariana. Estou evitando carnes vermelhas desde então, só comi um peixe com leite de côco que minha vó fez na Sexta-Feira Santa, mas é perdoável, há uns 3 anos que minha vó não fazia! (Não se reprima!)

Os vegetarianos excluem de sua dieta qualquer alimento de origem animal, então, ovos, leite e qualquer alimento cuja composição tenha proteína animal, está fora do seu cardápio.

Estou na fase do ovolactovegetarianismo, preciso adaptar meu organismo, acho que o mais importante agora é procurar consumir outros tipos de alimentos que antes nem buscava comer.

O nome 'vegetariano' não origina da base da alimentação vegetal, mas da expressão latina 'vegetus', que significa 'forte', 'vigoroso', 'saudável'.

Para produzir carne é necessário cultivar plantas, que alimentam o gado, que por sua vez irá alimentar o Homem. Durante o passo de alimentação do gado foram gastos recursos como a água, energia e tempo, que poderiam ter sido poupados se o Homem consumisse diretamente os vegetais. Exemplo: Para produzir 1 kg de carne bovina são gastos aproximadamente 15 mil litros de água (incluindo a rega das plantas, a higiene do animal, etc); para produzir 1kg de soja são gastos menos de 1300 litros de água, cerca de 10%. (http://www.sejavegetariano.com.br/)

"A produção de grãos de uma fazenda com 100 hectares pode alimentar 1.100 pessoas comendo soja, ou 2.500 com milho. Se a produção dessa área for usada para ração bovina ou pasto, a carne produzida alimentaria o equivalente a oito pessoas." Revista Época.

Assistam (se tiverem estômago): http://www.meat.org/index-1.asp?c=gwtaba0410

E há alguns alimentos que possuem cochonilha, refere-se tanto ao corante cor carmim utilizado em tintas, cosméticos e como aditivo alimentar, quanto ao pequeno inseto (Dactylopius coccus) de onde este é extraído.

Biscoitos e sorvetes costumam conter corantes. Esses corantes, se você procurar no rótulo das embalagens, vai encontrar com os nomes de “Vermelho 4″, “Vermelho 3″, “Carmim”, “Cochineal”, “Corante natural carmim de Cochonilha”, “Corante C.I”, “Corante ou Colorizante E120″ e todos esses são sinônimos de Corante de Cochonilha.

O Corante de Cochonilha é um material vermelho vivo feito dos corpos secos e esmagados de um inseto originário do México, a Cochonilha ou Dactylopius coccus. A Cochonilha é uma praga que dá em plantas e tem preferência pelo cacto Opuntia coccinellifera e formam uma espécie de farinha nas folhas contaminadas. São besouros diminutos (2 a 5 milímetros de comprimento) que formam colônias nas folhas (parecendo farinha), raízes e frutos das plantas, sugando a seiva, inoculando toxinas e provocando manchas, definhamento e morte da planta.

A Cochonilha hoje é criada em todo o mundo, inclusive no Brasil, para a produção de corantes. Bilhões desses insetos são criados e esmagados para fazer corante vermelho para colocar em sobremesas, bebidas, roupas, chás, etc … Setenta mil insetos são esmagados e fervidos para fazer meio quilo de corante aproximadamente. E ao mesmo tempo as cochonilhas são combatidas nas plantações comerciais pois são pragas, especialmente das frutas cítricas. O Grupo de Apoio às Crianças Hiperativas (Hyperactive Children’s Support Group) recomenda eliminar os produtos que contêm esse corante da dieta das crianças com esse problema. O uso de cochonilha vem desde o descobrimento das Américas (era usada pelos Astecas) e aumentou recentemente depois que se descobriu que os corantes artificiais mais baratos causavam câncer. Agora estão experimentando besouro esmagado nos consumidores- cobaias porque o besouro é “natural” … (escaravelhoandarilho.com)

Bem gente... é isso aí, Evolução, Ampliação e Propagação.
Beijão! rsrs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário